1 Etapa do Baiano de Kart…

Posted on 19 de abril de 2010

2


Moacir Lopes e Alemão, dupla vencedora...na verdade Exteminadora!

Ontem, enfim foi realizada a 1 etapa do Campeonato Baiano de Kart 2010, compareceu um publico estimado entre arquibancada e box em torno de 1000 pessoas, acho ainda muito pouco mas já é um avanço.

Vamos começar falando da organização que diante dos imprevistos, quebra de balança, inclusive adiando a Tomada de Tempo de Sábado para Domingo, acabou sendo boa diante dos problemas enfrentados, que sirva de lição para próxima etapa a carta na manga ou o Plano B que deve ser sempre planejado e considerado.

Com nova direção de prova, deve ser ressaltado o esforço do novo Diretor Fred que esta de parabéns pelo empenho, dedicação e ótimo papel desempenhado, com uma única ressalva da não punição do Piloto Flavio Cruz que andou mais de 3 voltas sem a carenagem lateral e não foi punido, mas dos males o menor que apesar da não punição na pista acabou sendo desclassificado no parque fechado por não haver 1 litro de óleo exigido em seu motor.

Falando das provas tivemos uma categoria Cadete morna sem muita disputa e inclusive a Cadete Mirim com apenas 2 pilotos o que reflete de certa forma a falta de incentivo e divulgação para essa categoria que é a porta de entrada do kartismo pela garotada, as provas foram vencidas na Mirin por Juan Manuel “O pequeno Voador´´ e na Cadete por Jose Victor.
Na Categoria Junior menor o grid também foi pífio com apenas 3 pilotos, que se registre ai a falta de sensibilidade por parte da Organização e Direção de prova pelo desprezo ao publico presente, já que no meu entender um grid tão pequeno deveria ser a ultima corrida, considerando-se inclusive o atraso devido ao problema na balança. A prova foi um passeio vencido por Enzo Maiolino deixando para traz seu 2 oponentes.

A estréia do motor 125 refrigerado a água teve um grid de 7 pilotos, muito pouco, mas já melhor que o ano passado, Euvaldo Luz e Vitor Luz praticamente tornaram-se imbatíveis pela velha experiência e competência na pilotagem e pelo investimento trazendo de São Paulo o preparador de Motor Paçoca, aos demais restou à disputa pela 3 colocação e ai tem que ser destacado o Piloto Paulo Ferrari que mudou este ano de categoria e já mostrou muita garra e vontade de vencer, pois ainda vive um período de adaptação. Aos demais pilotos ficou a sensação de impotência para alcançar as primeiras posições, restou a eles a disputa entre si e a decepção ficou por conta do Piloto Mario Dantas que terminou em ultimo.

Na categoria Honda light para pilotos iniciantes com exceção do Vencedor o Piloto Katarina que já tem experiência com Kart e Hugo Campeão em 2009 na antiga Categoria Honda C, foi muita divertida, pois foi a única categoria a correr na chuva, ai já viu pilotos iniciantes estreando na chuva…foi um verdadeiro festival de derrapagens, infelizmente registre-se o grid muito pequeno também com 6 karts somente.

Enfim na categoria Honda Graduados o grid ficou abaixo do esperado com apenas 12 pilotos e o destaque foi mesmo Moacir Lopes disparado o mais veloz.

Moacir fez Barba, Cabelo, o Bigode ficou com Marrento Paulo Gales.
Depois da boa largada na poleposition foi abrindo…abrindo e chegou ao final com uma reta para o segundo colocado, essa vitória teve gosto de vingança, já que todos falavam que o mesmo estaria correndo fora do regulamento, mas o que se viu foi justamente ao contrario, 2 pilotos foram desclassificados justamente por não cumprirem as determinações técnicas exigidas, entre eles Pedro Augusto e  Flavio Assis. E outors 2 Pilotos Adriano Belém e  Vicente Iniesta por não permanecerem com o Kart no parque fechado apos termino da corrida.

O pódio da corrida, após as punições ficou Moacir Lopes em 1 , 2 colocado Paulo Gales que fez também a volta mais rápida conseguindo assim um ponto extra e em terceiro Franklim Maiolino.
Para terminar gostaria de dizer que estou com a alma lavada, pois na reunião do ano passado para votação do regulamento 2010, fui muito criticado pela minha posição em favor de motores alugados a fim de diminuir gastos e equilibrar mais os equipamentos dando assim maior destaque ao verdadeiro protagonista o Piloto, e o que se viu neste inicio de temporada foi que, quem tiver mais dinheiro vai ganhar e ponto. Quem quiser vencer vai ter que colocar a mão no bolso pra tentar chegar ao nível e excelência do Alemão na Honda e do Paçoca na 125.

Posted in: Uncategorized